Foto: Beto Albert (Arquivo/Diário)
O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Manoel Badke (União Brasil), conhecido como Maneco, confirmou ter sido abordado pela polícia uruguaia no último fim de semana, em Melo, no Departamento de Cerro Largo. Ele e outras seis pessoas foram detidos por pesca ilegal, após a apreensão de cerca de 370 quilos de peixe em filés, além de duas caminhonetes, 11 redes de pesca, uma lancha com reboque e cinco caixas térmicas.
De acordo com o ex-parlamentar, a situação foi resultado de desconhecimento da legislação uruguaia, que proíbe o uso de redes para pesca, prática permitida no Brasil.
– Sempre pesquei lá, faz 20 anos. Só que eu não sabia que não pode pescar de rede. A gente errou por desconhecer a lei”, afirmou Maneco, que também rebateu informações de que a carga ultrapassaria 400 quilos. “Deu, no máximo, 300 quilos. Foi isso que pesaram lá – completou.
Segundo Badke, o grupo comprovou às autoridades que a atividade não tinha caráter comercial e que o pescado era para consumo próprio. O juiz de Paz determinou a apreensão do material e da embarcação, enquanto as caminhonetes foram liberadas. Como medida adicional, o ex-vereador está proibido de realizar turismo no Uruguai durante um ano, mas segue autorizado a ingressar no país para compromissos profissionais.
Ele ainda destacou que não houve qualquer tipo de penalidade além da retenção do pescado.
– Nós esclarecemos tudo, a polícia investigou, colheu os depoimentos de todos e fomos liberados. Tanto é que não fomos multados e nem precisamos voltar ao Uruguai para prestar esclarecimentos – declarou.
Trajetória política
Médico-veterinário e professor aposentado da UFSM, Maneco Badke exerceu seis mandatos como vereador em Santa Maria, tendo presidido a Câmara em 2012 e em 2023. Atualmente, é filiado ao União Brasil e atua como assessor parlamentar do deputado estadual Dimas Costa (PSD).